Tecnologia

Sejus e Corregedoria do TJ-PI realizam 1ª audiência por videoconferência

10 de julho de 2019

Da redação

 

A manhã desta quarta-feira (10) foi histórica para o sistema prisional do Piauí. Em uma ação conjunta entre a Secretaria de Estado da Justiça (Sejus) e a Corregedoria do Tribunal de Justiça do Piauí, foi realizada a 1ª audiência por videoconferência do estado. A audiência ocorreu na Unidade de Apoio ao Semiaberto (Uasa), em Teresina. A ferramenta deverá abranger todo o sistema prisional piauiense.

 

A audiência inaugural com o uso da tecnologia de videoconferência – Foto – Ascom Sejus

 

A audiência inaugural com o uso dessa tecnologia foi realizada com 11 detentos, oito homens e três mulheres, que foram ouvidos pelo juiz da Comarca de Uruçuí, Rodrigo Tolentino. Através de um monitor, conexão com a internet e um aplicativo de vídeo-chamada, a audiência transcorreu com sucesso e foi um marco para o sistema prisional e Judiciário piauienses.

O uso da videoconferência para a realização das audiências garantirá maior segurança aos agentes penitenciários, aos servidores do Judiciário, à população e também economia ao Estado.

Marco histórico

Para o secretário de Estado da Justiça, Carlos Edilson, a audiência desta quarta-feira (10) merece ser enaltecida. “Hoje é um marco histórico para a Secretaria da Justiça e para o Poder Judiciário. Isso traz enormes benefícios como celeridade processual ao Judiciário, e também economia e segurança para o Executivo. Os detentos estão sendo ouvidos dentro da própria unidade penal. Acredito que a tendência, com essa parceria, é levar essa tecnologia para todas as unidades penais do Piauí”, comentou o gestor.

O corregedor do Tribunal de Justiça do Piauí, Hilo de Almeida, também frisou os benefícios que a tecnologia trará ao Judiciário e ao Estado. “Serão grandes benefícios para a sociedade, além da segurança para todos os servidores envolvidos na audiência”, ressaltou o corregedor.

 

Governo do Piauí



Brasão Estado Banner Marcelino Mecanico Banner lateral temporário