Justiça

Bolsonaro decide não prestar depoimento à PF e chama AGU para recorrer ao STF; Moraes nega pedido

28 de janeiro de 2022

Da redação

Presidente tinha até hoje (28) para depor na Polícia Federal sobre investigação aberta pelo TSE, mas decidiu não comparecer. Durante a tarde, AGU recorreu, mas o STF negou o pedido. Do Sputnik.

Foto – Reprodução – Sérgio Lima/Poder360.

De acordo com o blog de Bela Megale em O Globo, o presidente, Jair Bolsonaro (PL), decidiu não ir à Polícia Federal depor sobre o vazamento do inquérito relacionado ao ataque hacker ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Segundo a jornalista, o presidente disse a aliados que o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, o qual marcou para hoje (28) a data limite para o depoimento, o está “perseguindo” e tem “a intenção de humilhá-lo”.

Bolsonaro decidiu então acionar a Advocacia Geral da União (AGU), que recorreu nesta sexta-feira (28) ao plenário do STF, para decidir se o mandatário pode prestar esclarecimentos por escrito. No entanto, o pedido foi negado por Moraes nesta tarde, de acordo com o G1.

Por volta de 14h00, hora marcada para o depoimento, quem apareceu na Polícia Federal foi o advogado-geral da União, Bruno Bianco. Nesse horário, Bolsonaro continuava no Palácio do Planalto.

Dentro do governo, a avaliação é de que a delegada responsável pelo inquérito já teria demonstrado que deve indiciar Bolsonaro e que Moraes estaria interferindo no inquérito da Polícia Federal.

O presidente acusa o ministro de atuar como agente político, e não como um juiz isento.



Banner Marcelino piaui