Mais UTi's

Vereador Chaguinha solicita duas UTIs móveis para o Hospital Regional e Secretaria de Saúde de Picos

11 de junho de 2021

Da redação

O presidente da Câmara Municipal de Picos, o vereador Francisco das Chagas de Sousa, o Chaguinha (PTB), apresentou um requerimento na sessão ordinária desta quinta-feira (10), solicitando do Secretário de Estado da Saúde a liberação de uma UTI Móvel para o hospital Regional Justino Luz, e do Secretario Municipal de Saúde, a aquisição de uma UTI Móvel para a Secretaria Municipal de Saúde de Picos.

Chaguinha falou da necessidade da aquisição desses veículos equipados com Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Segundo o parlamentar, falta o serviço principalmente para pessoas de baixa renda.

“Sabemos a necessidade que há tanto na cidade de Picos como na região, onde acontecem muitos acidentes e as pessoas quando precisam de uma ambulância UTI, que precisam da oxigenação para assistir os usuários do serviço de saúde, normalmente eles têm que contratar uma ambulância particular e isso tem gerado muito muita confusão, muitas discussões, mortes, e pessoas pobres não têm condições de pagar, às vezes tem que vender a casa, vender a moto, vender alguma coisa simplesmente para fazer o deslocamento do paciente” disse Chaguinha. 

Foto – Ascom

Chaguinha disse que já existe um entendimento com o Secretário Municipal de Saúde para a aquisição de uma UTI móvel para o município.

“Ele inclusive se colocou à disposição e disse que vai tentar fazer a aquisição. De acordo com informações, o senador Elmano teria interesse em colocar uma emenda voltada para esse atendimento, mais às emendas parlamentares não contemplam a aquisição de ambulâncias, principalmente UTIs. Com isso ele vai tentar fazer uma economia e tentar adquirir com recursos próprios. Nós já tínhamos apresentado esse requerimento semana passada, mas como não houve sessão, esse requerimento foi reapresentado agora para que fosse encaminhado para o secretário de Saúde do município de Picos e para o secretário de Saúde do Estado” afirmou.

Ainda segundo Chaguinha, a aquisição dessas ambulâncias deve suprir a demanda tanto da cidade de Picos, como da região.

“Hoje o Hospital Regional ele é contemplado com atendimento das ambulâncias do município porque muitas vezes eles não atendem às demandas porque é grande o número de pessoas que são deslocadas de Picos para Teresina, principalmente no Hospital Regional. Com isso a gente fez essa solicitação tanto ao Governo do Estado como ao município porque se o paciente for do município de Picos, o município de Picos terá como atender essa necessidade, e sendo da região, o Hospital Regional também disponibilizará essa ambulância para atender essas pessoas” finalizou. Fonte – Ascom.