Sete municípios firmam acordo com o MPPI para o encerramento de lixões

Da redação

Foto – CCom/MPPI

Os municípios de Boqueirão do Piauí, Capitão de Campos, Matias Olímpio, Joca Marques, Luzilândia, São João da Fronteira e São José do Divino assinaram, nesta terça-feira (15), acordos de não persecução penal com o Ministério Público do Estado do Piauí (MPPI) para promover o encerramento dos lixões em seus territórios. As audiências de formalização ocorreram na sede da Procuradoria-Geral de Justiça, no Centro de Teresina. Após a assinatura, os documentos serão encaminhados ao Poder Judiciário para homologação.

Os acordos estabelecem compromissos para que os gestores municipais adotem medidas destinadas a coibir o descarte irregular de resíduos e prevenir danos ao meio ambiente. Entre as ações previstas estão o encerramento dos lixões, a elaboração de planos de recuperação das áreas degradadas, a destinação adequada dos resíduos sólidos urbanos e dos resíduos de serviços de saúde para aterros sanitários, além da organização e formalização dos serviços prestados por catadores.

Os acordos integram o projeto “Zero Lixões: Por um Piauí mais Limpo”, desenvolvido pelo Centro de Apoio Operacional de Defesa do Meio Ambiente (Caoma/MPPI). A iniciativa busca incentivar a desativação de lixões em todo o estado. Os gestores municipais eram investigados pela prática de crimes ambientais relacionados ao descarte irregular de resíduos sólidos, em desacordo com as Leis nº 9.605/1998 e nº 12.305/2010. A primeira trata das sanções penais e administrativas decorrentes de atividades lesivas ao meio ambiente, enquanto a segunda institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS).

O subprocurador-geral de Justiça Jurídico, Hugo Cardoso, e a coordenadora do Caoma, promotora de Justiça Áurea Madruga, dialogaram com os gestores sobre os benefícios e os impactos positivos do encerramento dos lixões para os municípios. Os prefeitos também esclareceram dúvidas sobre a execução das medidas previstas nos acordos. Dados do Caoma/MPPI apontam que, até julho deste ano, 93 lixões já foram encerrados em todo o Piauí.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ene1 Videos

Notícias Relacionadas

Previsão do Tempo

Siga-nos

Enquetes

Como você avalia o Governo Federal?

Como você avalia o Governo do Piauí?

Como você avalia o Governo Municipal?

Dê sua opinião: o que é necessário para o desenvolvimento sócio/econômico municipal, estadual e nacional?

Tags Populares