No primeiro trimestre: Exportações de carne bovina do Nordeste crescem 51%

Reprodução – BNB

O Nordeste registrou forte avanço nas exportações de carne bovina no primeiro trimestre de 2026. De janeiro a março, foram embarcadas 9,4 mil toneladas, crescimento de 51,38% em relação ao mesmo período de 2025, acima da média nacional de 17%.

Os dados, analisados pelo Escritório Técnico de Estudos Econômicos do Nordeste (Etene), do Banco do Nordeste (BNB), mostram que o desempenho foi impulsionado pela ampliação de mercados externos, melhorias sanitárias e habilitação de frigoríficos para exportação. Pernambuco liderou o avanço com alta de 124%, seguido por Bahia (65%), Ceará (42%) e Maranhão (30%).

O abate de bovinos na região também aumentou 2,96%, refletindo maior uso de tecnologia, expansão de sistemas semi-intensivos e integração com áreas produtoras de grãos.

Apesar do bom momento, o estudo alerta para desafios no mercado internacional, como conflitos geopolíticos, problemas logísticos e barreiras comerciais. Ainda assim, a expectativa é que o Brasil continue líder mundial na produção de carne bovina em 2026, respondendo por cerca de 20% da produção global.

Entre 2020 e março de 2026, o Banco do Nordeste investiu quase R$ 26 bilhões na bovinocultura de corte, sendo cerca de R$ 6 bilhões somente em 2025, com 61% dos recursos destinados ao Semiárido.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ene1 Videos

Notícias Relacionadas

Previsão do Tempo

Siga-nos

Enquetes

Como você avalia o Governo Federal?

Como você avalia o Governo do Piauí?

Como você avalia o Governo Municipal?

Dê sua opinião: o que é necessário para o desenvolvimento sócio/econômico municipal, estadual e nacional?

Tags Populares