Após recomendação do Ministério Público, Prefeitura de Picos retira ‘tartarugas’ de trânsito das ruas da cidade

Da redação

A Prefeitura Municipal de Picos deu início à retirada dos tachões ou como mais conhecidas, ‘tartarugas’ das vias do município. A medida ocorre após recomendação do Ministério Público, após reconhecer que as ‘tartarugas’ danificam veículos.

Reprodução – CCOM

Segundo o Procurador-Geral do Município, Antônio Júnior, o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) foi firmado juntamente ao Ministério Público do Piauí visando a retirada da ‘tartarugas’, já que a uso das mesmas nas vias do município picoense, seria de forma indevida, segundo aponta o órgão.

“Os tachões conhecidos popularmente por tartarugas, estavam sendo utilizados no município de Picos como quebra-molas, fazendo divisas horizontais de redutores de velocidade, e isso é proibido pelo Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN). Os tachões devem ser utilizados para fazer divisas de faixas, como de Ciclovia e Carro, por isso que o Ministério Público firmou um TAC no ano de 2020 para fazer a retirada desses tachões, e quando assumimos o Município, a gestão foi convocada pelo Ministério e lá nós fizemos um acordo para fazer a retirada dos tachões” explicou o procurador-geral de Picos.

Segundo o Procurador, locais como escolas que exigem que os motoristas reduzam a velocidade, os tachões que estão sendo retirados podem ser substituídos por redutores de velocidade como quebra-molas.

“O TAC firmado com o Ministério Público coloca outras condições, uma delas é fazer um novo mapeamento na cidade a respeito da sinalização vertical e horizontal onde está englobado as questões dos quebras-molas. Foi nomeado um engenheiro para fazer o mapeamento e os pontos dos locais que são necessários a utilização de quebra-molas”, pontua Antônio Júnior.

Segundo o Secretário de Defesa Civil local, João Araújo, a retirada das ‘tartarugas’ das vias de Picos tem o prazo estabelecido até o dia 13 junho de 2022.

“Esse foi o prazo dado pelo Ministério Público, deixando claro que nós como gestores estamos apenas cumprindo o que foi mandado pela Lei”, comentou.

Com informações da CCOM-PMP                         

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ene1 Videos