Da redação
O Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA) considera que a quarentena é necessária e orienta a todos e todas, que possam, que fiquem em casa. Porém, para além dos perigos do vírus, o isolamento social tem revelado um aspecto preocupante a mais no período: o expressivo aumento das violências praticadas do ambiente doméstico. Com informações do MPA/Brasil.

Quando o tema é o Feminicídio, o estado do Pará desponta na região Norte do país, como aquele em que mais mulheres são mortas.
Na contramão do aumento de todas as formas de violências contra a mulher, ocorre a diminuição brusca das políticas públicas de proteção e prevenção e que se concretizam através da Lei Maria da Penha, de Medidas Protetivas e Casas de Passagem. Sem políticas públicas ocorre o abandono do Estado quando as mulheres mais precisam de proteção.
O MPA tem reforçado a denuncia, visto que uma companheira (cujo nome resguardamos para preservar sua identidade e sua vida) sofreu agressão, violência física, psicológica, patrimonial e moral.
A mesma realizou denúncia e informou ao Movimento que ficou completamente desamparada quando mais precisou. As famílias da comunidade de Benevides, por indignação realizou uma passeata por repúdio à violência contra a mulher.
O caso é um exemplo entre tantas situações que revelam a necessidade união para luta e defesa uns aos outros.



