Saúde

Carreta da Mulher realiza mais de 580 exames de mamografia

10 de maio de 2019

Da redação

 

A Secretaria Municipal de Saúde realizou na manhã desta sexta-feira (10) uma solenidade de encerramento das atividades da carreta da mulher. O evento aconteceu na Câmara Municipal de Vereadores.

Foto – CCOM

No total foram disponibilizados 790 testes e todos foram agendados. Até a quinta-feira (09) 584 exames tinham sido realizados.

 

Foto – CCOM

Durante a solenidade foram entregues alguns exames, além de orientações acerca do câncer de mama e do colo do útero. “Esse é um projeto itinerante do SESC, não existe só no Piauí e acontece no Brasil todo, nós temos 22 unidades dessa e essa parceria se dá com o município, atendendo os ofícios em contrapartida”, disse a Assistente Social do Sesc Mulher, Maria José Gomes da Silva.

“O mais importante é que nós não estamos só detectando algum problema, também vamos tratá-lo, aquelas pessoas que derem algum resultado positivo ou suspeito, a fundação já começou a fazer mais exames para confirmar ou não a malignidade e acompanhar o tratamento dando o suporte psicológico e terapêutico”, disse o Secretário Municipal de Saúde, Dr. Júnior Santos.

Secretário Municipal de Saúde, Júnior Santos.

O médico mastologista e voluntário da Fundação Maria Carvalho Santos, Lívio Portela, pontua a importância do trabalho como sendo fundamental em relação à saúde pública quando se trata de doenças que acometem as mulheres.

 

Médico mastologista, Lívio Portela.

 

“A ação de fazer a busca ativa da doença é o que traz de melhor em termo de tratamento, menos agressividade, redução de sofrimento, redução de custos para o sistema público de saúde, então são ações que devem ser sempre repetidas”, ressalta Lívio Portela.

De acordo com a Coordenadora de Atenção à Saúde da Mulher, Ronilce Monteiro, foram 06 casos suspeitos, mas que já foram enviados para mais exames detalhados.

Fonte: CCOM



piaui Banner Marcelino