Saúde

Estudo lista doenças relacionadas ao tabagismo

20 de abril de 2019

Da redação

 

O tabagismo (tabaco) é responsável por 90% dos casos de câncer de pulmão, 30% das mortes por outros tipos de câncer, 25% das doenças vasculares e 25% das mortes por angina e infarto do miocárdio.

 

 

Foto – Reprodução

 

Comparados aos não fumantes, os fumantes apresentam risco dez vezes maior de contrair de câncer de pulmão, cinco vezes maior de serem vítimas de infarto e de sofrerem de bronquite crônica e enfisema pulmonar e duas vezes maior de sofrer derrame cerebral.

Relatório de 2014 do Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos Estados Unidos listou 55 doenças que tem o tabaco como origem. As doenças tabaco relacionadas são provocadas por mais de 4.700 substâncias tóxicas liberadas pelo fumo e identificadas em laboratório. O tabagismo é responsável por 90% dos casos de câncer de pulmão, 30% das mortes por outros tipos de câncer (boca, laringe, faringe, esôfago, pâncreas, fígado, rim, bexiga, colo de útero), 25% das doenças vasculares e 25% das mortes por angina e infarto do miocárdio.

Para a mulher, os riscos específicos à saúde estão a infertilidade, menopausa precoce, complicações na gravidez, inclusive aborto.

Outras doenças que podem ter seu risco de ocorrência aumentado em decorrência do tabagismo são hipertensão, aneurismas arteriais, úlcera do aparelho digestivo, infecções respiratórias, trombose vascular, osteoporose, catarata, impotência sexual no homem, complicações na gravidez, entre outras.

Fonte: Com informações de Ministério da Saúde



piaui Banner Marcelino