Da redação

A partir desta segunda-feira (3), inicia a 16ª edição do Festival de Rabeca de Bom Jesus. Esta semana marca o começo das oficinas gratuitas, destinadas a jovens e adultos que desejam se aprofundar no universo das artes, e dá início à preparação para os três dias de música, tradição e convivência cultural, entre 6 e 8 de novembro.
As oficinas, que iniciam nesta segunda (3), irão preparar os participantes para as apresentações que ocorrerão ao longo do festival. A rabeca, instrumento de cordas folclórico de grande presença no Norte e Nordeste, ocupa lugar de destaque em Bom Jesus e no Piauí. Na cidade existe a única Orquestra de Rabecas do Brasil, a Orquestra de Rabecas Mestre Joaquim Carlota, símbolo vivo de uma tradição viva há gerações.
O festival fortalece esse legado, reunindo mestres e mestras, rabequeiros e rabequeiras, tocadores, fazedores de cultura e público atento à beleza do som que vem deste instrumento. Mais do que um festival com shows, o encontro promove oficinas e formações, apresenta resultados práticos dessas atividades e traz uma programação musical com artistas locais, regionais e nacionais.
Os shows ocorrem de 6 a 8 de novembro com grandes atrações, além da participação especial da Orquestra de Rabecas Mestre Joaquim Carlota e dos músicos formados nas oficinas. Tudo isso em um ambiente de festa e de valorização das raízes piauienses. O encontro promove oficinas e formações, apresenta resultados práticos dessas atividades e traz uma programação musical com artistas locais, regionais e nacionais.
O evento conta com o apoio e patrocínio do Governo do Estado do Piauí, por meio da Secretaria da Cultura (Secult), por meio do Sistema de Incentivo Estadual à Cultura (Siec), reafirmando o compromisso com a preservação e difusão dos saberes da cultura popular.



