Da redação
O ganso Beethoven é o xodó da casa dos aposentados Raimundo Paulo da Silva e Emília Dantas. Macho de um casal, ele foi trazido da roça e não se intimidou com as coisas da cidade.
Todo dia, Beethoven faz um passeio matinal, acorda as cinco da manhã, o bater das asas é o sinal de que ele quer da uma voltinha na vizinhança. O casal dono do animal mora na rua Monsenhor Hipólito, centro de Picos.

Desengonçado e imprevisível, Beethoven conquistou todos da casa, talvez o seu quá quá quá seja o que mais impressiona e o que os curiosos esperam ouvir.

Seu Paulo é aposentado e dono do ganso Beethoven. Ele conta que o bicho gosta de ouvir rádio e reclama quando o aparelho é desligado.

O aposentado ainda conta que o bico come de tudo, desde ração a capim, além de ser grande companheiro, Beethoven gosta de fazer compras, entra em qualquer lugar. Por isso desperta a curiosidade das pessoas.

Beethoven vive há mais de oito meses na casa de seu Paulo e dona Emília. As ruas estreitas e movimentadas não intimidam o animal que faz seu passeio diário sempre acompanhado por algum amigo.

Os gansos foram domesticados no Antigo Egipto, para produção de carne e penas para fabrico de flechas. Os gansos domésticos são mais ativos durante a noite e, dado o seu sentido territorial, podem exercer funções de cão de guarda. A ave em cativeiro vive até 50 anos.



