Energia limpa

Piauí é o 3º maior produtor de energia limpa do país

03 de outubro de 2019

 

Da redação

 

A Empresa de Pesquisas Energéticas (EPE) publicou, na quarta-feira (2), o Informe Técnico apresenta resultados da Habilitação Técnica para o Leilão A-6 de 2019, que será realizado no dia 18 deste mês. Se cadastraram para o leilão de produção de energias solar e eólicas no Piauí, 282 projetos de empresas, sendo que 202 projetos de energia fotovoltaica para a produção de 6.895 megavolts (MV) e 80 projetos de energia eólica para a produção de 2.458 MV.

 

Foto – Reprodução

 

Com os novos projetos, o Piauí se transforma no terceiro maior produtor de energia limpa do Brasil.

A Associação Brasileira de Energia Solar (ABSOLAR) defendeu plano de investimento de R$ 100 bilhões até 2030, para que fonte saia dos 2,2 GW em operação para 30 GW no período. A expectativa da associação é que, por ano, sejam contratados 2 GW da fonte em leilões.

As expectativas de investimentos são de R$ 100 bilhões até 2030 de geração de 2,2 GW centralizada solar em operação para 30 GW. Tal fato pode 1 milhão de empregos.

Segundo a ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) a energia solar é uma das fontes que possuem o maior potencial e benefícios para empreender tendo em vista que esse mercado cresce a cada dia.

Desde o final de 2012, a energia solar no Brasil se tornou uma opção para os consumidores que desejam gerar a sua própria energia, através da instalação e utilização dos chamados sistemas fotovoltaicos conectados à rede (On-Grid).

O Nordeste rapidamente está se transformando no polo de geração de energia solar do Brasil e o Piauí está entre os maiores produtores de energia limpa do Brasil.

O engenheiro de produção Luiz Fernando Navarro está empreendendo no ramo há apenas 1 ano no Piauí, e já conta com uma cartela de 12 clientes.

“A produção de energia solar está ao alcance de todos e traz economia na conta de luz tanto de residências como empresas. A principal busca dos consumidores “, garante o empresário Luiz Fernando Navarro, da Power Solar, empresa especializada em transformar a luz do sol em energia não poluente e inesgotável, com sede no Piauí e na Paraíba.

Desde então, o número desses sistemas instalados só cresceu e, nos últimos anos, com a oferta de incentivos e linhas de financiamento, além da queda de preços da tecnologia, acelerou de tal forma que o Brasil já se destaca no cenário internacional.

Com informações de Meionorte.com



Banner Marcelino piaui