Safra

Piauí terá maior safra da história, com 4,42 milhões de toneladas de grãos

14 de setembro de 2019

 Da redação

 

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou, na terça-feira (10), a previsão para a produção de cereais, leguminosas e oleaginosas no Brasil para 2019, com base nos resultados obtidos até o mês de agosto. Foi estimada uma produção de 239,8 milhões de toneladas, novo recorde para a produção de grãos do país, 5,9% superior à safra de 2018 (mais 13,3 milhões de toneladas).

 

Reprodução

 

Segundo os dados do IBGE, o Piauí produziu em 2018, 4,23 milhões de toneladas de grãos, consolidando o estado como o 3º maior produtor da região Nordeste. Os dados foram divulgados através da pesquisa Produção Agrícola Municipal (PAM). O número corresponde a 1,90% do total que é produzido no país.

Ao fazer uma avaliação da safra de grãos 2018/2019, Lívio Moura, gerente de fruticultura da Secretaria do Agronegócio do Piauí, explica que as principais produções do estado são soja, milho, feijão, arroz e sorgo. Nesse balanço, a participação do agronegócio empresarial chega a 90%, com 4 milhões de toneladas de grãos, sendo que desse total, a soja é responsável por 50% dessa produção. Já a participação do pequeno produtor e agricultura familiar gira em torno de 10%, com a produção, onde se destacam a produção de milho e feijão.

Segundo Lívio, o resultado é para ser comemorado. O Piauí é uma importante fronteira agrícola do país e o Governo do Estado apoia a atividade, incentivando os investimentos e atraindo novos empreendedores, buscando melhorar a infraestrutura e ainda faz interlocução com órgãos financiadores.

Para o pequeno agricultor, o Governo do Estado atua de Programas de Distribuição e Sementes, com o apoio da Emater e Secretaria da Agricultura Familiar; programas de apoio como o Compra Direta; em parceria com instituições financeiras, como BNB e Banco do Brasil; através de Políticas e Programas Financiado pelo Fundo Internacional de Desenvolvimento da Agricultura (FIDA) e apoio a associações de produtores.

 

Com infomaçõres de CCOM



Banner Marcelino piaui