Prefeitura restabelce rede de esgoto na rua Francisco Prota

Da redação

 

A prefeitura de Picos, da Secretaria Municipal de Obras, está restabelecendo o abastecimento de água e esgoto da rua Francisco Prota, cento de Picos. Há pouco mais de dez dias, uma cratera se abriu no local, causando problemas aos moradores.

 

 

Foto – CCOM

 

Segundo o engenheiro da prefeitura, Vanderlei Figueiredo, foram pelos menos três motivos básico que ocasionaram o problema, sendo que o principal seria uma fissura numa manilha de abastecimento da rede de esgoto.

“Essa fissura provocou todo esse conflito. E aqui, o fluxo de água do esgoto é contínuo e a sua devida contensão total é muito difícil. O que está sendo feito é uma contensão num ponto acima para que o trabalho seja realizado”, explica o engenheiro.

Outra explicação para o fenômeno, seria o fato de que o local seria um emissário, ou seja, uma espécie de receptor de grande número de águas advindas da rede de esgoto dos arredores. Acrescente-se aí a ausência de equipamentos específicos para o trato com o ocorrido, dada a sua complexidade de manejo.

 

 

Foto – CCOM

 

De acordo com o supervisor de obras, Reginaldo Osvaldo, a prefeitura tem atuado de forma contínua desde que a cratera se abriu. As equipes destacadas estão trabalhando em finais de semana, visando sanar o problema de forma satisfatória.

“Diante de tamanha complexidade, o prefeito Pe. Walmir Lima nos assegurou todo o apoio técnico e humano para que pudéssemos trabalhar. E desde então, estamos executando os reparos até em fins de semana”, comenta.

O supervisor também disse que o fator tempo, no caso das chuvas, também contribui para o atraso da obra de reparo e reconstrução da rede.

“O fator tempo, chuva, tem nos dificultado bastante, pois toda investida para sanar o problema resulta em novos problemas por conta do grande volume de água dentro da cratera, que chaga a medir pelo menos quatro metros de profundidade por dez de comprimento. Estamos correndo contra o tempo, pois quando não chove nós avançamos, e quando chove, tudo pára, não tem como fazer nada”, lamenta Reginaldo Osvaldo.

A cratera

A cratera referida se abriu por volta do dia onze deste mês. O buraco se abriu em frente à escola municipal Padre Madeira. O ocorrido deu-se por meio do rompimento de uma manilha na rede de saneamento básico, cuja manutenção é da ossada da Agespisa.

Logo em seguida, o prefeito Pe. Walmir Lima, em conjunto com a Agespisa, destacou uma equipe para o local, cujo acordo, o município forneceria equipamentos, suprimentos,  mão-de-obra e a Agespisa asseguraria equipe especializada nesse tipo de ocorrido.

 Fonte: CCOM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ene1 Videos

Notícias Relacionadas

Previsão do Tempo

Siga-nos

Enquetes

Como você avalia o Governo Federal?

Como você avalia o Governo do Piauí?

Como você avalia o Governo Municipal?

Dê sua opinião: o que é necessário para o desenvolvimento sócio/econômico municipal, estadual e nacional?

Tags Populares