SaliVaG

SaliVaG tem abertura na noite de ontem

13 de novembro de 2018

Da redação

Com a participação do prefeito de Picos, Padre José Walmir de Lima (PT), a sexta edição do Salão de Livros do Vale do Guaribas, SaliVaG, foi lançada na noite de ontem, dia 12 de novembro, e contou com a participação de um público expressivo, além de autoridades do município. A solenidade de lançamento do SaliVaG foi realizada no Rotary Club. O evento é uma idealização da Prefeitura de Picos, por meio da Secretaria de Educação.

 

Foto – Reprodução – CCOM 

A família da professora Ricardina de Castro Neiva, homenageada desta edição e uma das primeiras professoras a lecionar nas escolas de Picos recebeu com louvor a homenagem. “Recebemos com viva alegria a homenagem que a Prefeitura de Picos por meio da Secretaria de Educação presta à memória de minha avó. Para nós é uma alegria imensa fazer parte desse evento tão grandioso e que traz cultura para nossa cidade. E o evento acontecer na escola que leva o nome dela é mais gratificante ainda”. Disse Expedito Neiva, neto da homenageada.

 

Foto – Reprodução – CCOM

 

“Quando começamos um projeto, temos receio de não superar as expectativas. Fizemos o primeiro salão e graças a Deus a cidade de Picos abraçou a ideia de tal maneira que a cada edição que realizamos temos um público mais expressivo. E isso nos enche de orgulho. Saber que estamos levando um pouco de cultura ao povo de Picos e região só nos dar força pra seguir com o projeto”. Ressaltou o prefeito, Padre Walmir Lima.

O Salão do Livros do Vale do Guaribas é realizado com feira de livros, palestras, apresentações culturais, Circo das Letras e exposições e já faz parte do calendário do município. O evento, que está previsto para acontecer do dia 28 de novembro até o dia 02 de dezembro, está em sua 6° edição e traz uma novidade para este ano, o primeiro soletrando das escolas municipais de Picos.

 

Foto – Reprodução – CCOM

 

Desde o mês de maio 30 escolas do Fundamental II estão trabalhando, dentro de sala de aula, o projeto Soletrando nas escolas, com 5 livros relacionados à competição. Uma outra novidade desta edição é o projeto da Academia Municipal Estudantil de Letras de Picos, Amelp, onde 50 alunos de 5 escolas vão apresentar trabalhos realizados ao longo do ano.

“Esta edição é muito especial para nós, pelos projetos que estamos desenvolvendo ao longo do ano. São projetos que incentivam a leitura e a aprendizagem de nossos alunos. E estamos felizes, vai ser um grande evento, não tenho dúvida”. Lembrou a Secretária de Educação de Picos, Rosilene Monteiro.

Uma nova escola será empossada e mais 10 alunos vão fazer parte da Amelp. A solenidade vai acontecer no último dia do evento, 02 de dezembro e os alunos da Escola Municipal Helvídio Nunes de Barros, do povoado de Fátima do Piauí, vão fazer parte da academia.

 

Foto – Reprodução – CCOM

Os interessados em participar do evento devem procurar a Secretaria de Educação de segunda a quinta-feira das 8:00h às 12:00h e 14:00h às 17:00h e na sexta-feira, das 8:00h às 12:00h e realizar a inscrição no valor de 30 reais.

Fonte: CCOM



piaui Banner Marcelino