Mutirão

Saúde de Picos realiza mutirão de combate ao Aedes Aegypti

07 de junho de 2019

Da redação

 

Um mutirão contra a dengue foi realizado hoje(7), no povoado de Valparaiso. A equipe foi composta por profissionais da Secretaria da Saúde, entre agentes de combate a endemias, fiscais da Vigilância Sanitária, limpeza pública e agente comunitários.

 

Equipe de saúde do Val Paraíso

 

O Secretário de Saúde, Dr Júnior Santos, esteve presente no local. “Hoje estamos aqui com toda a equipe da secretaria para fazer uma varredura no povoado com a distribuição de repelente e um panfleto educativo. Todas as ações que a Secretaria de Saúde puder fazer, mesmo que não seja atribuição nossa, a gente abraça essa causa porque nós como gestor temos que nos sensibilizar com os problemas da comunidade”, comentou o Secretário de Saúde.

 

Júnior Santos, secretário de saúde de Picos

 

Durante as visitas foram passadas orientações educativas sobre os cuidados que devemos ter em relação ao mosquito da dengue e verificados locais propícios a proliferação dele.

 

Equipes passam informações aos populares sobre o mosquito da dengue

 

Equipes observam vários lugares que possam gerar larvas do mosquito

 

A Secretaria de Saúde convida toda a população para lutar junto contra a Dengue, recebendo os agentes e mantendo limpo seus terrenos e retirando dos quintais quaisquer recipientes que acumule água.

 

Equipes observam vários lugares que possam gerar larvas do mosquito

 

 “Preocupado com a saúde da população local. Hoje estamos aqui a pedido do secretário de saúde, Dr júnior Santos, Estamos fazendo um trabalho de investigação epidemiológica para tentar localizar focos do Aedes aegypti”, disse o coordenador.

 

Euquilane Santos, dona de casa, disse que as medidas de combato ao mosquito é sempre bem vinda. De acordo cm a dona de casa, além das alções da saúde em combate ao mosquito, as pessoas também devem contribuir de forma que todos, população e governos, possam vencer a batalha contra o mosquito transmissor da dengue.

 

Dona de casa, Euquilane Santos, disse que todos têm que fazer sua parte

 

“Isso, todo mundo tem que fazer o seu dever de casa. Não somente o município. A população tem que fazer a sua parte”, comenta a dona de casa.

Medidas para combater a dengue

A população deve ajudar a combater o mosquito da dengue através de medidas simples como acondicionando o lixo de maneira correta; colocando areia nas bordas dos pratos de plantas e flores; limpando o bebedouro dos cachorros e gatos; removendo as folhas e galhos que podem entupir as calhas de água; mantendo a caixa de água sempre tampada; limpando lajes e locais que acumulam água e jogando latas, garrafas pets, copos e embalagens plásticas em sacos de lixo fechados, pratinhos de vasos com areia, garrafinhas e latas eliminadas ou guardadas em lugares cobertos.

 

 



Banner Marcelino piaui