Trabalhadores da construção civil temem perder direito à aposentadoria com PEC da Previdência

Da redação 

 

Trabalhadores da construção civil temem não conseguirem se aposentar caso a “reforma da previdência” do governo de Jair Bolsonaro seja aprovada. De acordo com a categoria e sindicatos do setor, o trabalho na construção civil guarda características que dificultam, por exemplo, a contribuição por contribuição por 40 anos.

 

 

 

Foto – Reprodução

 

Além disso, o ramo é marcado pela alta rotatividade de trabalhadores, o que também dificulta as contribuições previdenciárias de quem atua nessa área e oscila entre empregos formais e informais. O sindicato da Construção Civil e Mobiliário de São Bernardo e Diadema, na região metropolitana de São Paulo, adverte ainda que, por exigir esforço físico, o setor contabiliza um alto número de afastamentos.

Renivaldo Angelos conta ao repórter Cosmo Silva, da Rádio Brasil Atual, que durante 30 anos atuou no ramo e já precisou fazer duas cirurgias devido a lesões físicas em seu trabalho. “Não sei nem como o brasileiro sobreviverá com esse tipo de reforma, porque a gente vê que só mexe nos pequenos, inclusive nos que trabalham de forma mais difícil, que é o agricultor, construção civil, indústria”, aponta. “Esses caras mexem, mexem, mas você só vê que eles alteram os nossos direitos e, no deles que é bom, nada”, contesta.

Fonte: RBA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ene1 Videos

Notícias Relacionadas

Previsão do Tempo

Siga-nos

Enquetes

Como você avalia o Governo Federal?

Como você avalia o Governo do Piauí?

Como você avalia o Governo Municipal?

Dê sua opinião: o que é necessário para o desenvolvimento sócio/econômico municipal, estadual e nacional?

Tags Populares