Da redação
“A gente está aqui com o Nosso Barco Tambor Terra, esse ‘barco floresta’ onde estou, cheio de instrumentos musicais, tambores de várias partes do mundo, da Ásia, da África, da América, da Europa. É um pouco pintura também, e instalação. Trazendo essa ideia desse barco tambor que é o nosso planeta. E a gente pensando para onde é que a gente vai com o barco. Estou contente de estar aqui trazendo essa força maravilhosa da cultura brasileira, da arte e da vida e do amor e da raça humana.”

Assim o artista visual carioca Ernesto Neto apresentou sua obra, que está em exposição no Grand Palais, em Paris, de 6 a 23 de junho. A instalação foi visitada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva na manhã desta sexta-feira, 6 de junho, na companhia do presidente da França, Emmanuel Macron. Integrou a agenda da visita de Estado que Lula faz ao país europeu.
Neste ano estamos exportando para a França o que considero uma das maiores riquezas da nação brasileira: a nossa cultura. Após um acordo firmado por mim e pelo presidente Macron em 2023, ficou determinado que 2025 seria o Ano Cultural Brasil-França, em celebração aos 200 anos de relações diplomáticas de nossos países”, afirmou o presidente Lula em postagem nas suas redes sociais.
“Hoje visitamos a exposição ‘Nosso Barco Tambor Terra’. Esta obra reúne instrumentos e elementos sensoriais que criam uma linguagem universal, capaz de ir além das palavras e aproximar culturas e sentimentos. A cultura brasileira cruzou os oceanos e está construindo pontes e tocando corações ao redor do mundo”, completou.
BORBULHANTE — Além da exposição de Ernesto Neto, a Mostra Horizontes reúne trabalhos de jovens artistas brasileiros contemporâneos, como a artista plástica capixaba Marina Simão. Ao todo, cerca de 300 eventos brasileiros estão sendo realizados em 50 cidades francesas dentro da temporada de intercâmbio cultural, que segue até setembro. “O Brasil hoje está vivendo um momento especial, borbulhante. São muitos jovens artistas bons. Acho que tenho muita sorte de ter nascido no Brasil para poder pintar”, disse Marina.
COOPERAÇÃO CULTURAL — O novo Acordo de Cooperação Cultural entre Brasil e França será assinado nesta sexta-feira. Ele atualiza o tratado original de 1948 e prevê ações conjuntas nas áreas de patrimônio, artes, audiovisual, livros, formação, economia criativa e direitos culturais. A proposta é ampliar o intercâmbio cultural entre os dois países e promover políticas inclusivas, sustentáveis e inovadoras no setor.
CORAÇÃO DE ESTUDANTE — A agenda cultural da visita de Estado teve um momento especial durante o encontro do presidente com a comunidade brasileira na Prefeitura de Paris. Lula convidou a ministra Margareth Menezes a cantar. A artista e titular do Ministério da Cultura interpretou a capela “Coração de Estudante”, de Milton Nascimento e Wagner Tiso. “Foi um momento de afeto e afirmação da cultura brasileira como ponte entre os povos. Estamos virando a página do retrocesso e mostrando ao mundo a força criativa e democrática do Brasil”, avaliou a ministra.



