Da redação
Após diversos jogadores criticarem a nova decisão da CBF em punir os atletas que subirem na bola, como Memphis Depay fez diante do Palmeiras na final do Paulistão, a entidade decidiu explicar o motivo de ter adotado a nova regra.

Em comunicado emitido neste domingo (6), a Comissão de Arbitragem da confederação brasileira informou que a orientação partiu da Conmebol.
“A Comissão de Arbitragem (CA-CBF) esclarece que publicou o Ofício 964/2025 na sexta-feira (4) seguindo a mesma linha de instrução da Conmebol, que recomendou aos árbitros punir com cartão amarelo os jogadores que subirem na bola nas partidas organizadas pela entidade continental”, diz trecho da nota.
De acordo com a CBF, os árbitros internacionais foram orientados pela Conmebol a marcarem tiro livre indireto e aplicarem cartão amarelo aos jogadores que subirem na bola.
”No último domingo (30), um jogador brasileiro e um boliviano foram advertidos com cartão amarelo em uma partida do Sul-Americano Sub-17, por esta ação em dois momentos distintos da mesma partida”, diz outro trecho do documento.
Veja abaixo o comunicado da CBF na íntegra:
“Prezados(as) Presidentes,
A Comissão de Arbitragem (CA-CBF), utiliza deste expediente para esclarecer que adotou a estratégia de publicizar o documento sobre a ação de subir na bola com os dois pés, com o intuito de provocação à equipe adversária, visando seguir a mesma linha de instrução da CONMEBOL, que por sua vez, orientou no início desta semana, os árbitros internacionais e assessores atuantes nas competições continentais (Libertadores e Sul-Americana) da necessidade do cumprimento da medida técnica e disciplinar, Tiro Livre Indireto e Cartão Amarelo, respectivamente, quando um atleta realizar o referido ato. A exemplo do que ocorrerá no Campeonato Sul-Americano Sub-17, nesse ano, onde um jogador Brasileiro e um Boliviano foram advertidos com Cartão Amarelo, por esta ação em dois momentos da mesma partida, conforme noticia há 6 dias. Assim, a Comissão de Arbitragem tornou pública a instrução, para orientar a todos os clubes e árbitros participantes das competições coordenadas pela CBF, sobretudo contribuindo com os clubes brasileiros que disputam as competições coordenadas pela CONMEBOL, incluindo a seleção brasileira, em todas as suas categorias. Sem mais para o momento, renovamos votos de estima e elevado apreço. Com nossas melhores saudações desportivas. Rodrigo Cintra, Diretor de Arbitragem – CBF”. ESPN.



