Israel mata cientistas nucleares e chefes militares do Irã em nova agressão ao país; refinaria de petróleo também é alvo

Da redação

As Forças de Defesa de Israel (FDI) informaram neste sábado (14) que mataram nove cientistas e especialistas de alto escalão envolvidos no programa nuclear do Irã.

“Durante os ataques da Força Aérea Israelense (IAF), no início da Operação Leão em Ascensão, nove cientistas e especialistas seniores, que avançavam o programa de armas nucleares do regime iraniano, foram eliminados”, informou o comunicado divulgado pelas FDI no Telegram.

Bandeira do Irã e símbolo atômico – Foto – DADO RUVIC/REUTERS – Reprodução – Brasil 247

Segundo os militares israelenses, todos os cientistas atuavam como “centros significativos de conhecimento” no projeto nuclear iraniano e acumulavam décadas de experiência no desenvolvimento de armamentos nucleares. 

O Irã nega fortemente as acusações de que estaria desenvolvendo armas nucleares. 

Mais cedo, as FDI lançaram a operação de grande escala “Leão em Ascensão”, com ataques a alvos militares iranianos e instalações nucleares. A Força Aérea de Israel realizou múltiplas ondas de bombardeios em todo o Irã, incluindo a capital, Teerã, matando vários cientistas nucleares e oficiais militares de alta patente — entre eles, o chefe do Estado-Maior General, general-de-divisão Mohammad Bagheri, e comandantes do Corpo de Guardas da Revolução Islâmica. Dezenas de civis, entre eles crianças e mulheres, foram assassinados pelo regime israelense. 

Resposta de Teerã – O Irã continuará seus trabalhos na área nuclear, apesar da morte de cientistas do setor, afirmou na sexta-feira (13) o chefe da Organização de Energia Atômica do Irã (AEOI), Mohammad Eslami.

“Nossos jovens cientistas e especialistas continuarão a trilhar, com esperança e firmeza, o caminho de orgulho deixado por nossos mártires da ciência nuclear”, declarou Eslami nas redes sociais. 

Refinaria – Explosões foram registradas em várias áreas do noroeste e do oeste do Irã neste sábado, e uma refinaria de petróleo na cidade de Tabriz teria sido alvo de um ataque, segundo a mídia iraniana.

Mais tarde, no mesmo dia, a agência de notícias Fars informou, citando a própria refinaria, que a instalação não foi atacada nem sofreu danos. Fonte – Brasil 247.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ene1 Videos

Notícias Relacionadas

Previsão do Tempo

Siga-nos

Enquetes

Como você avalia o Governo Federal?

Como você avalia o Governo do Piauí?

Como você avalia o Governo Municipal?

Dê sua opinião: o que é necessário para o desenvolvimento sócio/econômico municipal, estadual e nacional?

Tags Populares