Pesquisa

Em nova pesquisa, Pablo Santos mantém liderança em disputa para Prefeitura de Picos

08 de maio de 2024

Da redação

O Instituto Datamax divulgou uma nova pesquisa que apontou o deputado licenciado e pré-candidato a prefeito do município de Picos, Pablo Santos (MDB), à frente, com 65,92%, dos votos válidos. Realizada entre os dias 27 e 28 de abril, o levantamento contou com 501 entrevistas distribuídas em bairros situados nas zonas Urbana e Rural picoenses.

Reprodução

Com relação ao atual prefeito, que também está na disputa para tentar a reeleição, Gil Paraibano (Progressistas), ele surge com 34,08% dos votos válidos na estimulada.

Na amostra, questionaram a população em quem votaria caso as eleições fossem hoje, o nome de Pablo Santos foi o destaque, liderando com 52,89% nas intenções de votos. Gil aparece em seguida, com 27,35%.

Outro dado da estimulada é em quem os eleitores não votariam, sendo o nome de Gil Paraibano o mais dito, figurando com 47,90%. Ainda de acordo com o Datamax, 60,08% não aprovam a atual gestão administrada por ele.

Espontânea

Na pesquisa espontânea, Pablo Santos também fica na 1ª posição, com 41,32% das intenções de votos. 28,34% não souberam responder ou não opinaram, enquanto Gil surge em seguida com 21,96%. Os nomes de Thales Coelho e Araujinho foram apontados pelos populares, com 0,20% cada.

Governador

A população entrevistada ainda opinou sobre a atual gestão do governador do estado do Piauí, Rafael Fonteles, na qual foi aprovada com 62,87% dos votos.

Ficha técnica

A pesquisa do Instituto Datamax foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o nº PI-07345/2024. A metodologia empregada utilizou uma amostragem aleatória estratificada proporcional por sexo, idade, escolaridade e renda distribuídas nas zonas Urbana e Rural, por meio de entrevistas domiciliares e individuais na cidade de Picos. A margem de erro é de 4,36% e o nível de confiança é de 95%. Fonte – Ascom.



Banner Marcelino piaui