Reformas

Secretárias deixam administração por não aceitarem reforma do Pe. Walmir

11 de novembro de 2019

Da redação

Rosilene Monteiro e Lílian Araújo, que chefiavam a Secretaria de Educação e a Secretaria de Obras, Habitação e Urbanismo, respectivamente, não aceitaram a reforma administrativa proposta pelo prefeito Pe. Walmir Lima (PT) e deixaram a administração municipal nesta segunda-feira, 11.

A informação partiu de uma fonte do Palácio Coelho Rodrigues. Quando da posse da nova secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Sara Carvalho, na última sexta-feira, 08, o prefeito informou que haveria um remanejamento de algumas pastas.

 

Não aceitaram reforma administrativa – Foto – Folha Atual

 

Na ocasião ele explicou que ninguém deixaria a administração, apenas passariam a ocupar outras secretarias. O Pe. Walmir havia falado apenas das Secretarias de Obras, Habitação e Urbanismo; de Cultura e de Governo, mas decidiu incluir a da Educação nesse processo por entender que é uma das pastas com maior visibilidade.

Ainda não foi divulgado o nome de quem vai assumir a Educação a partir de agora, mas a Secretaria de Obras ficará a cargo de Filomeno Portela, que estava no Governo e já ocupou a Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos entre 2017 e 2018.

Lília Araújo é sobrinha de Cláudio Galeno (in memoriam) e havia assumido a pasta de Obras e Urbanismo quando ele se afastou para tratamento de saúde em março de 2018.

Já Rosilene Monteiro chefiava a Secretaria de Educação desde junho de 2015, quando o Pe. Walmir assumiu a Prefeitura de Picos no lugar de Kléber Eulálio, que renunciou na ocasião para ocupar uma cadeira no Tribunal de Contas do Estado (TCE-PI). Quando o Pe. Walmir foi reeleito em 2016, ele decidiu mantê-la à frente da Educação.

Rosilene Monteiro sempre foi considerada uma das principais assessoras e aliadas políticas do Pe. Walmir. Ela é casada com o vereador governista Evandro Paturi (PT).

Outra mudança definida é que o advogado Francisco Armínio, que esteve à frente da Secretaria de Meio Ambiente, irá para a Secretaria de Governo.  Ele e Filomeno Portela tomam posse amanhã, terça-feira, 12.

 

Do Folha Atual



Banner Marcelino piaui