67 municípios piauienses encontram-se sob alerta para chuvas e temporais

Da redação

Pelo menos 67 municípios piauienses da região Sul encontram-se sob alerta para a ocorrência de tempestades ou temporais dentro das próximas 24 horas. São cidades que têm registrados altos volumes de precipitação e que podem exceder o esperado para o mês, segundo Instituo Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Em locais como Parnaíba, litoral do Piauí, o acumulado de água já ultrapassou este limite. A Defesa Civil e os órgãos de monitoramento estão em alerta.

 

 

Foto – Portal O Dia

 

A climatologia tem uma explicação para as chuvas que têm caído no Piauí nos últimos dias: o aumento da umidade do oceano e passagem de uma tempestade tropical denominada Ilba. É o que afirma o climatologista Werton Costa: “Quando o oceano está muito quente há uma grande evaporação que se transforma em nuvem e em decorrência disto há muitas chuvas. Outro fator que contribui é a passagem do Ilba pelo Nordeste. A combinação desses dois fatores está contribuindo para o aumento de chuvas em determinas áreas”, explica.

Segundo ele, o mês de março comumente é considerado o mais chuvoso no Piauí. Temporais, pancadas isoladas e todas as demais manifestações de chuva são esperadas para o período. A previsão é que somente a partir da primeira semana de abril as chuvas comecem a diminuir e que em maio elas cessem.

Até lá, as autoridades competentes e a própria população devem permanecer em alerta. O alerta meteorológico do Inpe dá conta que nesta segunda-feira (25) são esperadas pancadas de chuva localmente fortes e isoladas com raios e chance para acumulados expressivos na região Sul do Piauí. Para a região Norte não há avisos vigentes. Em Teresina, a previsão é de dias nublados com possibilidades de chuvas a qualquer hora durante todo o dia. Para hoje, a máxima será de 28º e mínima de 24º. Já amanhã, a temperatura poderá chegar a 29º na máxima e com mínima de 23º.

Nesta segunda-feira (25), o Governo do Estado vai homologar os decretos de emergência em Parnaíba, Ilha Grande e São João do Arraial, que registraram os maiores volumes de chuva nos últimos dias e possuem dezenas e até centenas de desabrigados.

As cidades mais ameaçadas se concentram na região Sul dom Piauí.

Fonte: Com informações de Portal O Dia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ene1 Videos

Notícias Relacionadas

Previsão do Tempo

Siga-nos

Enquetes

Como você avalia o Governo Federal?

Como você avalia o Governo do Piauí?

Como você avalia o Governo Municipal?

Dê sua opinião: o que é necessário para o desenvolvimento sócio/econômico municipal, estadual e nacional?

Tags Populares