Polícia Civil desmonta esquema de fraude eletrônica no Piauí

Da redação

A Polícia Civil deflagrou, na manhã desta sexta-feira (08/08), a Operação Falsa Central, com o objetivo de combater crimes cibernéticos. A ação contou com o apoio de unidades especializadas em crimes digitais de outros estados.

Mais de 25 policiais participaram da operação, cumprindo 15 mandados judiciais, entre prisões temporárias e buscas e apreensões. As investigações apuram crimes de estelionato eletrônico e associação criminosa.

Prejuízo e método do crime

Segundo o delegado responsável, o esquema causou prejuízo estimado em R$ 90 mil às vítimas. O grupo utilizava engenharia social: as vítimas recebiam ligações em que os criminosos se passavam por atendentes de segurança bancária.

Durante a conversa, eram convencidas a realizar transferências que, na verdade, eram direcionadas para contas controladas pela quadrilha ou por terceiros ligados ao grupo.

Até o momento, sete pessoas foram presas. A Justiça determinou ainda o bloqueio de nove contas bancárias para garantir possível ressarcimento às vítimas.

A Polícia Civil reforça a importância de atenção a ligações que se apresentem como contato de instituições financeiras e recomenda sempre verificar a autenticidade de qualquer solicitação de transferências ou fornecimento de dados pessoais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ene1 Videos

Notícias Relacionadas

Previsão do Tempo

Siga-nos

Enquetes

Como você avalia o Governo Federal?

Como você avalia o Governo do Piauí?

Como você avalia o Governo Municipal?

Dê sua opinião: o que é necessário para o desenvolvimento sócio/econômico municipal, estadual e nacional?

Tags Populares