Da redação
A Polícia Civil deflagrou, na manhã desta sexta-feira (08/08), a Operação Falsa Central, com o objetivo de combater crimes cibernéticos. A ação contou com o apoio de unidades especializadas em crimes digitais de outros estados.
Mais de 25 policiais participaram da operação, cumprindo 15 mandados judiciais, entre prisões temporárias e buscas e apreensões. As investigações apuram crimes de estelionato eletrônico e associação criminosa.
Prejuízo e método do crime
Segundo o delegado responsável, o esquema causou prejuízo estimado em R$ 90 mil às vítimas. O grupo utilizava engenharia social: as vítimas recebiam ligações em que os criminosos se passavam por atendentes de segurança bancária.
Durante a conversa, eram convencidas a realizar transferências que, na verdade, eram direcionadas para contas controladas pela quadrilha ou por terceiros ligados ao grupo.
Até o momento, sete pessoas foram presas. A Justiça determinou ainda o bloqueio de nove contas bancárias para garantir possível ressarcimento às vítimas.
A Polícia Civil reforça a importância de atenção a ligações que se apresentem como contato de instituições financeiras e recomenda sempre verificar a autenticidade de qualquer solicitação de transferências ou fornecimento de dados pessoais.



