Da redação
AvArgentina registrou o primeiro caso suspeito da varíola do macaco, doença comumente encontrada na África, mas que tem se espalhado pela Europa e América do Norte. Da Revista Fórum.
A informação foi confirmada pelo Ministério da Saúde argentino neste domingo (22).

O possível infectado é um morador de Buenos Aires, que se consultou em uma clínica no fim de semana com sintomas característicos da doença, apresentando pústulas pelo corpo. O homem também teve febre.
Ele foi isolado e está recebendo tratamento para os sintomas, enquanto amostras coletadas estão sendo analisadas por especialistas e pesquisadores.
O homem tem histórico de viagem recente para Espanha, país com casos dessa varíola confirmados, e retornou no dia 16 de maio para a Argentina.
Um grupo de trabalho foi criado por médicos e pesquisadores para coordenar ações clínicas e epidemiológicas e propor medidas para controlar possíveis transmissões.
Até o momento, a Argentina é o primeiro país a confirmar um caso na América Latina.
Transmissão
Ainda não está claro para as agências de saúde e controle de doenças como se dá a transmissão, há duas principais hipóteses: por relações sexuais e por meio de aberturas/feridas no corpo.
No entanto, as autoridades sanitárias reiteraram as suspeitas de que as infecções pela varíola do macaco estariam ocorrendo por via sexual, aconselhando a todos que redobrem os cuidados em suas relações e que usem sempre preservativos.



