Da redação
O Governo do Estado do Piauí autorizou a realização de um novo concurso público para a Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), com a oferta total de mil vagas. A autorização foi oficializada nesta terça-feira (5), e prevê a abertura de 500 vagas para preenchimento imediato e outras 500 destinadas à formação de cadastro reserva.
As oportunidades estão distribuídas entre dois grupos funcionais: Agente Técnico de Serviço e Agente Superior de Serviço. A própria Sesapi será responsável pela organização do certame, conduzindo todas as etapas, desde a elaboração do edital até a homologação dos resultados.
A comissão organizadora ficará encarregada de garantir que o processo seja conduzido de forma transparente e conforme as normas vigentes.
No Grupo Técnico, serão disponibilizadas vagas para cargos como Técnico em Enfermagem, Técnico de Laboratório, Técnico em Patologia Clínica, Técnico em Radiologia, Técnico em Saúde Bucal e Técnico em Segurança do Trabalho, totalizando 131 vagas imediatas e 189 para cadastro reserva.
Já o Grupo Superior incluirá profissionais como Assistente Social, Biomédico, Bioquímico, Cirurgião Dentista, Enfermeiro, Engenheiro, Farmacêutico, Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo, Médico, Nutricionista, Psicólogo, Tecnólogo em Radiologia e Terapeuta Ocupacional.
A previsão é de que haja uma maior concentração de vagas para médicos e enfermeiros, com o objetivo de fortalecer a rede estadual de saúde.
De acordo com o secretário estadual de Saúde, o edital do concurso deverá ser publicado em até oito meses. A iniciativa faz parte dos esforços do governo para valorizar o serviço público e reforçar o atendimento no setor da saúde por meio da renovação e ampliação do quadro de servidores.
O edital trará todas as informações detalhadas, incluindo os requisitos para cada cargo, jornada de trabalho, salários, conteúdo das provas, etapas de avaliação e critérios para análise de títulos. Quando finalizado, o documento será publicado nos canais oficiais do Governo do Estado e da Secretaria de Saúde.



