Secult abre programação dos 10 anos com diplomação de Patrimônios Vivos na segunda-feira (23)

Da redação

A Secretaria de Estado da Cultura do Piauí (Secult) inicia, na próxima segunda-feira(23), a programação comemorativa dos 10 anos de sua criação. A abertura oficial acontecerá às 11h, no Auditório Sulica, no Palácio da Cultura, com a cerimônia de Diplomação dos Patrimônios Vivos de 2024 e o lançamento do Edital Patrimônio Vivo 2025.  

Para o secretário de Estado da Cultura, Rodrigo Amorim, iniciar a celebração de uma década da Secult com esse momento simbólico reforça o compromisso com as raízes culturais do Piauí.

“Chegar aos 10 anos da Secult é motivo de orgulho, e celebrar com a diplomação dos Patrimônios Vivos e o lançamento do edital 2025 reafirma nossa missão de preservar e valorizar quem mantém viva a nossa cultura. São essas pessoas e grupos que tornam o Piauí mais forte na sua identidade e mais rico na sua diversidade”, pontuou Rodrigo.  

O título de Patrimônio Vivo é um reconhecimento do Estado a mestres da cultura popular e a manifestações culturais coletivas que, por sua trajetória, saberes e práticas, representam a identidade cultural do povo piauiense. A política pública garante aos homenageados um apoio financeiro mensal, além de estimular ações de salvaguarda e transmissão desses saberes para as novas gerações.  

Na ocasião, serão diplomados os reconhecidos como Patrimônios Vivos 2024, contemplados no Edital “Mestre João Herondino”:  

Aldemar José Soares – Floriano-PI  

Clemente José da Rocha (Santinho) – Beneditinos-PI   

José Araújo Teixeira Filho (Zé Piau) – Teresina-PI  

 Lundu de Lezeira do Quilombo Custaneira – Paquetá-PI.  

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ene1 Videos

Notícias Relacionadas

Previsão do Tempo

Siga-nos

Enquetes

Como você avalia o Governo Federal?

Como você avalia o Governo do Piauí?

Como você avalia o Governo Municipal?

Dê sua opinião: o que é necessário para o desenvolvimento sócio/econômico municipal, estadual e nacional?

Tags Populares