Da redação
A Secretaria de Estado da Educação do Piauí (Seduc) realizou, na última quinta-feira (10), o pagamento da segunda parcela da bolsa educacional para 2.907 estudantes participantes do Programa Alfabetiza Piauí.
O repasse individual foi de R$ 200, conforme previsto no auxílio total de R$ 600, dividido em três parcelas. O valor investido nessa fase foi de R$ 581.400,00.

O programa oferece incentivo financeiro, transporte e alimentação, com o objetivo de alfabetizar jovens, adultos e idosos que não concluíram o ensino básico na idade apropriada. Cada turma conta com até 300 horas de aulas presenciais, com duração de até seis meses.
Os pagamentos são condicionados aos critérios do programa: matrícula confirmada, frequência mínima de 75% nas aulas e certificação como alfabetizado. A sequência de repasses ocorre na seguinte ordem:
- Primeiro R$ 200 após matrícula e confirmação de frequência;
- Segundo R$ 200 mediante comprovação de frequência mínima;
- Terceiro R$ 200 após certificação e matrícula em etapa subsequente da EJA.
Objetivo do programa
O Alfabetiza Piauí, lançado com a meta de alfabetizar 100 mil piauienses até 2026, já beneficiou milhares de pessoas. Somente a primeira parcela chegou a atingir mais de 11 mil estudantes, com investimento superior a R$ 2,28 milhões.
O secretário da Educação, Washington Bandeira, reforça que o auxílio é fundamental para que os participantes tenham condições de concluir o processo de alfabetização e seguir com os estudos: “O benefício estimula a continuidade dos nossos alunos dentro da sala de aula, garantindo as condições necessárias para que eles possam se dedicar ao processo de aprendizagem.”



