Brasil assina acordo com a China sobre que ferrovia que ligará o país ao Oceano Pacífico

Da redação

247 – O governo brasileiro assinou nesta segunda-feira (7) um memorando de entendimento com a China para o desenvolvimento de estudos e planejamento de um corredor ferroviário bioceânico, ligando o Brasil ao Oceano Pacífico. O acordo foi firmado entre a estatal Infra S.A., vinculada ao Ministério dos Transportes, e o China Railway Economic and Planning Research Institute, empresa pública chinesa especializada em logística ferroviária. As informações são do jornal O Globo.

Bandeiras do Brasil e da China – Foto – Reuters/Tingshu Wan – Reprodução – Brasil 247

O projeto prevê uma ferrovia que partirá do estado do Acre, cruzará o território peruano e chegará ao porto de Chancay, no litoral do Peru. A proposta integra os esforços para fortalecer a conexão entre os oceanos Atlântico e Pacífico por meio de infraestrutura logística.Play Video

Durante a cerimônia de assinatura, o secretário nacional de Transporte Ferroviário, Leonardo Ribeiro, destacou que a iniciativa representa um novo momento na cooperação internacional do Brasil na área de transportes.

“O Brasil está preparado para liderar uma nova era de infraestrutura logística, e essa liderança se fará com responsabilidade, engenharia de qualidade, com parcerias sólidas e com trilhos voltados para o futuro”, afirmou Ribeiro.

Segundo o Ministério dos Transportes, o corredor ferroviário poderá se tornar “a espinha dorsal de uma nova rota bioceânica”, com potencial para ampliar o acesso brasileiro ao mercado asiático e reduzir custos logísticos de exportação. O traçado em estudo passaria por Rio Branco (AC), Rondônia e Mato Grosso, em direção ao Peru, onde se conectaria ao porto de Chancay — terminal portuário construído com participação chinesa.

O memorando não estabelece a execução da obra, mas consolida o início da cooperação técnica entre os dois países para realizar pesquisas, análises e planejamento do projeto. Ainda não há definição sobre o modelo de financiamento nem sobre prazos para a conclusão dos estudos.

De acordo com o ministério, a proposta está inserida em uma estratégia mais ampla de integração regional e de modernização da infraestrutura brasileira. O objetivo, segundo a pasta, é construir um sistema de transporte eficiente e sustentável, que contribua para aumentar a competitividade da economia e melhorar a conectividade com mercados internacionais. Brasil 247.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ene1 Videos

Notícias Relacionadas

Previsão do Tempo

Siga-nos

Enquetes

Como você avalia o Governo Federal?

Como você avalia o Governo do Piauí?

Como você avalia o Governo Municipal?

Dê sua opinião: o que é necessário para o desenvolvimento sócio/econômico municipal, estadual e nacional?

Tags Populares