Encontro

XI Encontro Regional Sul da FANCC reuni representantes da região de Picos

09 de março de 2019

Da redação

 

Aconteceu hoje o XI Encontro Regional Sul da FANCC-PI. O evento foi realizado nas dependências do Centro Integrado de Atendimento ao Cidadão do Piauí Shopping e teve participação de representantes de associações de classes e autoridades locais e estaduais.

 

 

Abertura do evento

 

Representantes de entidades da região picoense   

 

O referido encontro acontece a cada quatro anos, onde é analisada e discutida a gestão em voga e são apresentadas novas propostas de gestão e novos candidatos para uma eleição interna da entidade por mais quatro anos.

Para a presidente da Fancc em Picos, Cláudia Mônica, o evento é o momento de discutir o futuro da entidade e manter o debate diante da nova conjuntura política nacional.

 

O evento é momento de discutir o futuro da entidade e manter o debate

 

Comunidades participam do evento

 

“O cenário político nacional é atípico, pois é contra todos os nossos direitos. Portanto, temos que manter nosso foco na luta em assegurar nossos direitos. Esse encontro serve para debatermos isso e muito mais”, revela.

 

Cláudia Mônica, presidente da Fancc Picos

 

O presidente do Partido dos Trabalhadores de Picos, Zacarias Teixeira, disse na ocasião, que a inciativa deve ser continuada não somente como ações da entidade em si, mas levantar o debate sobre o cenário político e econômico nacional.

 

Zacarias Teixeira, presidente do Partido dos Trabalhadores de Picos. Foto – Divulgação

 

“Nós estamos num momento muito difícil com o novo gestor federal. É um governo que não disse a que veio e quer tirar direitos conquistados há muito tempo. Portanto, o encontro serve também para isso, além de suscitar o debate em torno de causas sociais e direitos da nossa sociedade como um todo que estão ameaçados”, comentou.

Já para Neide Carvalho, presidente da FANCC estadual, é chegado o momento de fortalecer s movimento sociais de classes diante de uma politica egressiva de retirada de diritos do cidadão.

“É o momento reafirmarmos também a importância e o papel dos movimentos sociais através dos conselhos comunitários e associações de moradores. É preciso estarmos organizados e fortes para aluta diante a retirada de direitos”, acrescenta.

 

Neide Carvalho presidente da FANCC estadual

 

Palestras

 

O encontro também foi palco para debates sobre o novo Governo Federal que se estabeleceu no país. Nesse contexto, o deputado estadual Fabio Novo do PT, fez algumas explanações acerca da Reforma da Previdência e seus impactos junto à sociedade, sobretudo ao homem do campo.

 

Deputado Fábio Novo fala da Reforma da Previdência e seus impactos

 

Deputado Fábio Novo em entrevista à imprensa local

 

“A Reforma é necessária. Mas não da forma como está sendo colocada. Tem alguns pontos que vão atingir principalmente os mais pobres. E são esses pontos que devemos discutir e vetar. Não podemos passar pontos que venha empobrecer nossa sociedade, nosso trabalhadores e idosos. É uma reforma danosa para o país e boa para os mais ricos”, explica o deputado petista.

Em outro momento de debates e palestras, o professor Marcelino Fonteles, falou da atual conjuntura política e econômica atual porque passa o país.

“É de suma importância que tenham debates e mais debates para podermos enfrentar. Os movimentos populares são de algumas forma, o começo de todos os confrontos num momento de crise na qual começamos a viver no Brasil”, assinala.

 

 



piaui Banner Marcelino